Devido à situação de emergência no Rio Grande do Sul, por causa das enchentes, o Data Center do Inmetro localizado na Superintendência do Inmetro no Estado, passa por instabilidades elétricas e foi desligado
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) informa que devido à situação de calamidade pública em Porto Alegre/RS, os sistemas que atendem à Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I) estão desligados, desde a tarde de sábado, dia 4 de maio.
O Data Center do Instituto fica localizado na Superintendência do Inmetro no Rio Grande do Sul (Surrs), e compreende os seguintes sistemas: o Sistema de Gestão Integrada (SGI); o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE); o sistema de Cronotacógrafo; e os demais sistemas referentes à Superintendência no Estado.
A energia elétrica na região se encontra instável, e a empresa de manutenção do gerador também foi afetada pelas enchentes e estão fora de operação. As previsões de retomada dos funcionamentos normais estão condicionadas à situação climática local.
“Essa medida foi tomada para preservar os dados e equipamentos que são utilizados para atender a essas áreas específicas de fiscalização. Porém não só preservar os equipamentos do Data Center, mas também os trabalhos foram suspensos, principalmente, para preservar a segurança e a vida dos colaboradores que operam os sistemas e desempenham suas tarefas nesta superintendência do Instituto”, informou o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.
Ressaltamos ainda que a Advocacia-Geral da União suspendeu as cobranças judiciais no Rio Grande do Sul por um prazo de 90 dias. Portanto, as questões judiciais referentes aos processos de autuações de fiscalização, também se encontram suspensas.