Peças de reposição terão de possuir selo do Inmetro

Segundo uma portaria publicada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial), a partir deste ano, a fabricação e a importação de algumas peças de reposição terão, obrigatoriamente, de serem certificadas pelo órgão. Ainda de acordo com essa resolução, a comercialização dessas peças no varejo será obrigatória a partir de julho de 2014.

Em 2011, a certificação passou a ser exigida para catalisadores automotivos, vidros e pneus. Agora, lâmpadas para veículos automotivos, amortecedores de suspensão, bombas elétricas de combustível (para motores a gasolina e flex), anéis de pistão, pinos, pistões de liga leve e buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos automotores também deverão passar pelo crivo da entidade e possuírem o selo do Inmetro.

Vale lembrar que, além de dificultar a pirataria desses componentes, a medida visa aumentar a segurança dos consumidores que adquirem as peças, já que estas deverão atender a diversos critérios para poderem ter a certificação e o selo de conformidade.

31/01/2013 16:01:00

Fonte: www.carroonline.terra.com.br