Servidores do Ipem-PE participam de treinamento para utilização do programa conhecido como RAIS. O encontro, que está sendo realizado no telecentro do órgão, teve início ontem e encerra nesta quarta-feira (21). O programa engloba as áreas de metrologia legal (pré-medidos), qualidade industrial e jurídica.
Segundo a coordenadora da Qualidade Industrial do Ipem, Ana Karla Andrade, comenta a importância do uso da ferramenta no estado. “Em um dos encontros técnicos do Inmetro, foi apresentada aos Ipems essa ferramenta, que é muito importante para dar suporte ao dia a dia dos técnicos e da diretoria”, diz. E foi a convite do Ipem-PE que Zois Sotírios, assessor de Tecnologia da Informação do Inmeq do Maranhão veio ministrar o treinamento para os funcionários do instituto.
A ferramenta foi desenvolvida pelo Núcleo de Estudos do Imetro de Santa Catarina, mas o método de trabalho foi implementado pela equipe de Tecnologia do Inmeq do Maranhão. De acordo com Sotírios, o RAIS é um programa que usa os dados da Receita Federal e do Inmetro, fazendo refino das informações de empresas passíveis de fiscalização.
Atualmente os estados do Ceará, Maranhão e Santa Catarina aderiram à ferramenta. O Ipem-PE está sendo o quarto estado a implantar o programa. “A ferramenta é uma forma de facilitar o trabalho em campo dos fiscais e da gestão. O programa nos possibilita realizar uma localização mais precisa de determinada empresa, no sentido de fiscalizar por quaisquer irregularidades, por exemplo. Quando não encontramos dados de organizações em sites de busca, podemos rastrear com exatidão, através desse programa”, explica.
inserido: 21/08/2013, Ipem PE
Foto: Larissa Botto