O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) retomou, na semana passada, o trabalho de aferições dos equipamentos de controle de velocidade instalados ao longo das rodovias no Maranhão.
Esta é a segunda fase do trabalho de aferições de radares e barreiras eletrônicas, que estão sendo instalados por empresas contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). Na primeira fase, foram aferidos 25, dos 50 equipamentos.
A instalação dos aparelhos visa fazer com que o motorista reduza a velocidade nas estradas que cortam povoados e cidades do estado, e, por consequência, reduzir o número de acidentes.
“Iniciamos o trabalho em novembro e vamos concluir este mês a segunda etapa. O INMEQ-MA faz a aferição dos equipamentos que já estão instalados, visando a precisão das medições, de acordo com a velocidade, durante a passagem do veículo”, disse o presidente do instituto Jones Braga.
Nesta segunda etapa, os equipamentos a serem aferidos estão instalados nos seguintes trechos de rodovias nos municípios: Bacabal, Caxias, Presidente Dutra, Açailândia, Estreito, Imperatriz, Balsas e São Raimundo das Mangabeiras.
Após as aferições, os aparelhos devem entrar em funcionamento. As velocidades, dependendo do trecho pode variar de 50 a 60km/h e quem ultrapassar esse limite, deverá ser multado.