Mais de 45% de produtos pré-medidos coletados para análises pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) estão com peso abaixo do indicado nas embalagens.
As análises são feitas por amostragem e os produtos foram recolhidos no período de janeiro a junho deste ano nos estabelecimentos comerciais do estado. Ao todo forram coletadas um total de 2.728 unidades.
Entre os produtos coletados constam os itens que compõem a cesta básica como café, arroz, feijão, farinha, açúcar, milho, sal, soja, vinagre, óleo e outros; produtos de limpeza e higiene pessoal como sabão, detergente, naftalinas e outros.
Produto pré–medido é tudo aquilo que é embalado e medido sem a presença do consumidor e em condições de comercialização. Eles representam 85% de tudo que consumimos na atualidade.
“Estes produtos reprovados estão com peso abaixo do indicado nas embalagens, sendo reprovados por estarem abaixo da tolerância que é de 15 gramas por quilo”, afirmou a chefe da Divisão de Produtos Pré-Medidos do Inmeq-MA, Camila Renata Ferreira.