INMEQ-MA destrói produtos irregulares

Mais de 13 mil produtos irregulares apreendidos entre os anos de 2012 e 2014, foram destruídos na manhã desta sexta-feira (23) pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA).

A destruição ocorreu de forma mecânica, com a utilização de um rolo compactador, em uma via interditada da estrada do Araçagy, na Raposa, nas proximidades da obra do elevado.

Tomadas, plugues, adaptadores, brinquedos, cadeiras plásticas, panelas de pressão, lâmpadas, isqueiros a gás, extensões elétricas, secadores de cabelo, lanternas, caiderinhas de bebê estavam entre os itens destruídos.

 

O presidente do INMEQ-MA, Geraldo Carvalho Júnior, explica que todos estes produtos destruídos foram apreendidos durante fiscalização de rotina da Divisão de Qualidade do INMEQ-MA, órgão delegado do Inmetro no Maranhão, realizada na capital e no interior. “Nossa fiscalização comprovou que estes produtos não se adaptavam as normas do Inmetro. Foram apreendidos e tiveram um prazo legal para recurso. Vencido este prazo, estamos efetuando a destruição hoje, conforme manda a legislação federal. O material será recolhido e encaminhado à cooperativa de reciclagem”, explicou Geraldo Carvalho.

 

Entre as irregularidades detectadas, contam a falta de certificação e o não atendimento aos padrões estabelecidos pelas normas do Inmetro. “São produtos que não passaram por testes de qualidade ou estão fora do padrão, portanto, são impróprios para uso e colocam em risco o meio ambiente, e principalmente, a segurança dos usuários”, explica o chefe da Divisão de Qualidade do INMEQ-MA, Ludimar Vieira.

Ao todo foram 13.168 produtos destruídos, que deram origem a 343 processos de autuação, já transitados em julgado. Como são considerados impróprios para uso, não podem ser doados.

produtos destruídos pelo INMEQ-MA