Toda balança que pesa alimento no comércio deve conter lacre e ficar exporta à vista do consumidor no momento da pesagem. Estas foram algumas das orientações repassadas por agentes metrológicos do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA), órgão delegado do Inmetro no estado, durante palestra de orientação sobre verificação de balança destinada a gerentes das lojas Empório Fribal Franchising de São Luís. A palestra, realizada no último dia 19/03, foi solicitada própria empresa ao órgão.
Participaram do evento o diretor técnico do INMEQ-MA, Zois Gantzias, o agente metrológico Luis Carlos Tavares, o auxiliar metrológico Aldenor Furtado, o diretor administrativo da Fribal Carlos Vicente Forest, além de supervisores, gerentes e líderes de setores das lojas em São Luís.
“Procuramos o órgão de metrologia para buscar orientação aos nossos lides de lojas e esclarecer como funciona na prática a fiscalização do INMEQ-MA e eliminar toda e qualquer dúvida que possa existir nas nossas operações. O intuito da empresa é acertar nas operações com produtos que precisam ser pesados”, disse o gerente.
Para o subgerente da loja da Cohama, Celso Amorim, as orientações repassadas pelo INMEQ-MA são muito importante para o nosso trabalho. “A palestra de hoje foi bastante esclarecedora e vamos poder fazer um trabalho mais específico dentro do que nos foi repassado aqui”, disse Celso Amorim.
O agente metrológico, Luis Carlos Tavares, explicou que, não é papel do fiscal do INMEQ-MA fazer reparos na balança, mas sim verificara conformidade do instrumento de medição. “O fiscal coloca-se no lugar do consumidor. Ele fiscaliza a balança nas condições em que ela se encontra no ponto de venda. Portanto, se houver alguma irregularidade, a balança pode ser recolhida e o estabelecimento será autuado”, alertou o agente metrológico. O INMEQ-MA alertou que Cabe ao proprietário providenciar os reparos necessários em oficinas credenciadas pelo Inmetro.