Em sua primeira viagem à região tocantina, o presidente do INMEQ-MA, Geraldo Carvalho Júnior, reuniu-se, no dia 14/04, com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Jairo Almeida, e diretores da entidade.
Durante a reunião, o presidente do INMEQ-MA conversou com os empresários sobre a instalação de um posto de ensaio de cronotacógrafo no município, uma das reivindicações já discutidas pelos diretores da ACII durante encontro com o governador do Maranhão, Flávio Dino, no último dia 08/04.
“Nós informamos aos empresários que já existe uma empresa credenciada junto ao Inmetro que, ainda neste semestre, deve funcionar como posto de ensaio de cronotacógrafo, atendendo assim, a demanda dos veículos da região”, disse o presidente do INMEQ-MA.
O cronotacógrafo é um instrumento obrigatório para veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilos e veículos de passageiros com mais de 10 lugares. O equipamento permite monitorar o deslocamento do veículo por meio do registro de dados como as velocidades desenvolvidas, intervalos de tempo parado e em deslocamento e distâncias percorridas. São informações importantes para verificar, em caso de acidentes ou denúncias, a má condução do veículo. O Maranhão, atualmente, conta apenas com dois postos de ensaio de cronotacógrafo, sediados na capital, São Luís.