Técnicos do Inmeq-MA participam de aula prática sobre balança

Técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA), órgão delegado do Inmetro no estado, encerraram hoje, 29, o curso de Formação de Agentes de Metrologia Legal com aula prática sobre balanças, realizada na Escola Estadual de Governo, na Areinha.

Este é o último módulo do curso que iniciado em abril deste ano, sob a coordenação do Inmetro, que oferecido para técnicos dos órgãos delegados que compõem a Rede Brasileira de Metrologia Legal RBMLQ-I. Participaram do curso 28 servidores do Inneq-MA.

O curso visa atualizar os conhecimentos dos servidores em metrologia de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Inmetro, no caso aqui, na área de balança, também chamado IPNA (Instrumentos de Pesagem Não-Automático), explicou o monitor da aula sobre balança, Emanoel Portela,  do Instituto de Metrologia da Bahia (Ibametro).

“Este curso de capacitação visa qualificar mais o agente metrológico a respeito dos elementos envolvidos na área de balança”, disse o monitor, ressaltando que metrologia é o elemento que dá subsídios e certeza ao consumidor de que está comprando o que realmente condiz com o peso.

É nas balanças dos guichês de pagamentos utilizadas no dia a dia e nos produtos pré-medidos que são encontradas as maiores irregularidades, segundo Emanoel Portela.

O consumidor, portanto, pode ficar atento a alguns itens obrigatórios pelo Inmetro e caso desconfie de irregularidades, denunciar ao órgão competente.  “Toda balança deve estar em uma base plana e sólida e visível ao consumidor”, orienta.

Caso suspeite de irregularidades, denúncias podem ser feitas ao Inmeq-MA, por meio do telefone da Ouvidoria: 0800 071 5281 .

INMEQ-MA/ascom/29.07.2015

DSC00066