O Governo do Estado, por meio do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Inmetro, recolheu seis balanças irregulares durante fiscalização na feira noturna da Cidade Operária.
A ação faz parte de uma operação especial iniciada esta semana que visa intensificar a fiscalização em feiras livres noturnas de São Luís, com base em solicitação feita ao presidente do órgão, Geraldo Carvalho Júnior por um ouvinte da Rádio Timbira, durante entrevista na semana passada. A operação conta com o apoio da Polícia Militar do Maranhão.
A feira livre da Cidade Operária foi a primeira a ser visitada pelos fiscais. A fiscalização foi realizada na tarde de ontem, terça-feira (22/09). A operação especial será realizada até o próximo dia 25.
Logo no primeiro dia, já foram encontradas irregularidades graves como corpos estranhos utilizados como contra peso o que caracteriza fraude e balanças com diferenças de pesos de até 400 gramas. Ou seja, o consumidor achava que comprava um quilo, mas na realizada o produto pesava apenas 600g.
“É determinação do governador Flávio Dino, dar uma resposta rápida à solicitação do consumidor. Por esta razão, esta semana, estamos intensificando a fiscalização nas feiras livres da cidade, dobrando o número de fiscais que, ao detectar irregularidades, tem autoridade para recolher estas balanças”, diz o presidente, Geraldo Carvalho Júnior.
O Inmeq-MA faz um alerta ao consumidor. Caso desconfie de alguma irregularidade, pode dirigir-se à sede da entidade (na avenida São Luís Rei de França, no Olho D´Água) ou denunciar por meio do telefone da Ouvidoria 0800 071 5281.