INMEQ-MA orienta supermercadistas sobre requisitos do Inmetro para produtos pré-medidos

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão realizou na última sexta-feira (20/05), o workshop de orientação aos supermercadistas sobre os requisitos estabelecidos para a comercialização de produtos pré-medidos. O workshop foi promovido em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio do Maranhão (Seinc) e a Associação de Supermercados do Maranhão (Amasp).

 

O evento contou com as presenças do presidente do Inmeq-MA, Gilson Lago, do presidente da Amasp, João Sampaio, do superintendente de Atração de Investimentos da Seinc, Gustavo Lago e do diretor técnico do Inmeq-MA, Zois Gantzias. Também participaram empresários e gestores dos supermercados da capital.

 

Durante a abertura do workshop, Gilson Lago, deu as boas vindas aos supermercadistas e explicou a importância das orientações do Inmetro no que diz respeito à comercialização dos produtos pré-medidos.

 

O Inmeq-MA é uma autarquia estadual vinculada à Secin e é o órgão delegado do Inmetro no Maranhão. Tem entre as funções a verificação de instrumentos metrológicos e fiscalização de produtos pré-medidos. “A realização do workshop oportuniza com que dúvidas sejam sanadas e os trabalhos se desenvolvam de maneira eficiente. É importante que integrantes da rede supermercadista, possam ter acesso as normas necessárias para a qualidade dos produtos colocados nas prateleiras e assim, contribuir para o trabalho eficiente do Inmeq-MA no Estado. O que beneficia a população”, disse o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo.

 

Os pré-medidos são todos os produtos embalados e medidos sem a presença do  consumidor e em condições de comercialização. Para garantir que o consumidor não seja lesado, o Inmetro estabelece normas e requisitos para a comercialização. Também realiza a fiscalização e análises em laboratório para conferir se atendem as normas.

 

A apresentação sobre os requisitos para a comercialização dos produtos pré-medidos foi realizada pelo diretor técnico do Inmeq-MA, Zois Gantzias. Na ocasião, explicou sobre procedimentos e normas estabelecidos pelo Inmetro. “Atualmente, mais de 80% de tudo o que consumimos nas prateleiras dos supermercados são produtos pré-medidos”, disse o diretor. A chefe da Divisão de produtos pré-medidos do órgão, Camila dos Santos, também esclareceu as dúvidas dos presentes.

 

Para o presidente da Amasp, João Sampaio Magalhães, considerou as orientações de fundamental importância para esclarecer e tirar as dúvidas os supermercadistas. “Workshop como este tem que acontecer outras vezes. O empresário não quer lesar o consumidor em momento algum, pois sabe que ele depende do consumidor. Então, orientações em evento como este aqui é de fundamental importância para que a gente possa ter conhecimento dos procedimentos”, observou o presidente da Amasp, ressaltando que é muito bom saber que o Inmeq-MA está de portas abertas para dirimir as dúvidas dos empresários.