Índice de reprovação de cronotacógrafos na estrada de Ribamar ultrapassa 80%

 

Mais de 80% das vans que transportam passageiros na MA-201, conhecida como estrada de Ribamar, apresentam irregularidades nos cronotacógrafos. De um total de 32 vans fiscalizadas pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA), órgão delegado do Inmetro no estado, 26 tiveram seus os reprovados.

A fiscalização ocorreu na manhã dos dias 16 e 17 deste mês, com o objetivo de verificar se os instrumentos estavam certificados ou encontram-se em dia com a verificação, garantindo assim a segurança dos passageiros e condutores. A operação contou com o apoio da Polícia Militar do Maranhão.

“O cronotacógrafo ou tacógrafo, como também é chamado, é um instrumento obrigatório que mede a velocidade e percurso do veículo. Ele deve verificado a cada dois anos ou quando houver uma alteração característica dos veículos”, explica o presidente do Inmeq-MA, Geraldo Carvalho Júnior.

O cronotacógrafo é um instrumento de uso obrigatório em veículos de transporte escolar, de passageiros com mais de 10 lugares e veículos com peso bruto superior a 4.536 toneladas. A fiscalização do Inmeq-MA é feita constantemente nas rodovias do Maranhão.

DSC01014