Agentes fiscais do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA) receberam diploma dos cursos de metrologia legal e de objetos regulamentados, durante cerimônia realizada na manhã de hoje, 30/03, no palácio Henrique de La Roque. O curso foi oferecido pelo Inmetro e contou com a participação de 37 fiscais do INMEQ-MA.
A cerimônia de diplomação contou com a presença do vice-governador, Carlos Brandão, do secretário de estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo; e do presidente do Inmeq-MA, Geraldo Carvalho Júnior; a promotora de Defesa do Consumidor, Litia Cavalcanti; o defensor geral do Estado, Werter de Morais Lima e o superintendente da Codevasf no Maranhão, Jones Braga. Na ocasião, também foram homenageados os servidores mais antigos em atividade e os aposentados.
O vice-governador Carlos Brandão ressaltou que uma das metas do governo é a justiça social, o que incluir desde a construção de escolas à saúde como em outras áreas como também a defesa do consumidor. “O Inmeq-MA está bem enquadrado neste projeto de justiça social, pois tem feito bem sua parte no trabalho em favor da sociedade”, disse Brandão.
O presidente do Inmeq-MA, Geraldo Carvalho Júnior, falou sobre a função do órgão, que exerce atividade de defesa do consumidor nas suas relações de consumo. “O trabalho do Inmeq-MA garante que o consumidor pague o preço justo, por aquilo que está comprando. Por isso, fiscalizamos brinquedos, balanças e outros instrumentos metrológicos visando garantir a prover confiança à sociedade nas medições e nos produtos”, disse.
Ao parabenizar o Inmeq-MA pela capacitação secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, que nos próximos meses o Inmeq-MA receberá novos equipamentos o que irá equipar o órgão para suas atividades. “Uma conquista importante para o Inmeq-MA que vai atender aos vários setores do órgão”, afirmou Simplício Araújo.
Durante a cerimônia, foram citados todos os nomes dos 37 agentes fiscais que concludentes dos cursos. “Este curso, além de nos proporcionar conhecimentos fundamentais e indispensáveis na área da metrologia legal, é também o critério para que estejamos aptos junto ao conceituado Inmetro para o exercício das atividades de fiscalização dos instrumentos de medição e dos objetos pré-medidos e desta forma garantir a qualidade de produtos visando e tendo sempre como compromisso a proteção do consumidor”, disse Camila Renata Ferreira dos Santos, a oradora da turma.