As normas do Inmetro para Bombas Medidoras de Combustíveis foi o tema da palestra promovida pelo Inmeq-MA, na tarde de ontem, 07, em Caxias, durante a Caravana para o Desenvolvimento Empresarial, evento do Governo do Estado, que esta semana desembarcou na região dos Cocais. O objetivo da palestra foi orientar aos empresários para que cumpram as normas do Inmetro, evitando erros que, muitas das vezes, acabam resultando em irregularidades e, conseqüentemente, em notificações.
Hoje, 08, o Inmeq-MA acompanha a Caravana Empresarial na cidade de Timon, onde também oferece serviços de orientação e renegociação de dívidas de empresários locais.
A palestra foi proferida pelo presidente do órgão, Geraldo Carvalho Junior e pelo agente metrológico, Carlos Mendonça, para empresários do setor de postos de combustíveis da região.
Ao falar da importância da palestra aos empresários do setor, o presidente do Inmeq-MA, Geraldo Carvalho Júnior explicou que o trabalho do órgão é também orientar. “Realizamos a fiscalização rigorosa dos postos de combustíveis, visando garantir que o consumidor pague o preço justo. Mas, é também nossa função, e o fazemos aqui na Caravana Empresarial, orientar o empresário quanto as normas exigidas pelo Inmetro para que não caia em erros que possam ser evitados”, observou o Geraldo Carvalho Júnior.
Na ocasião, os empresários receberam informações detalhadas sobre questões técnicas relacionadas à bomba medidora de combustível como dispositivo medidor, que deve possuir locais próprios para aplicação dos lacres; a unidade de indicação, que deve ter modelo aprovado pelo Inmetro, ter sistema de iluminação adequado leitura fácil, além de ter as indicações de preço e volume por litro e total a pagar, entre outras obrigatoriedades.
Para o diretor regional do Sindicato de Revendedores de Combustíveis do Maranhão, Leonardo Gomes, a palestra foi de grande relevância para as empresas da região. “Foi muito bom o Inmeq-MA vir à região e trazer informações importantes sobre as normas do Inmetro, algumas já sabemos, mas uma palestra sempre acrescenta e traz algo mais”, disse Leonardo Gomes.
Além da palestra, em Caxias, o Inmeq-MA também renegociou débitos pendentes de empresários da região, com descontos de até 40%. “Este foi um momento muito oportuno, o Inmeq-MA, ter vindo nesta Caravana empresarial e poder ter o contato direto para renegociar meu débito”, comemorou o empresário de Caxias, Álcio Araújo.