O índice de reprovação em bombas de combustíveis no município de Imperatriz este ano apresentou uma redução em relação ao ano de 2017. Em 2016, o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Inmetro no estado, registrou um índice de 16% de reprovação. Este ano, até o momento, o incide está na cada dos 10%, de acordo com dados do Inmeq-MA.
Os dados foram informados em palestra proferida pelo Inmeq-MA para empresários do setor, durante a Caravana para o Desenvolvimento Empresarial, realizada no último dia 22, em Imperatriz. “Este trabalho visa orientar aos empresários e explicar como é feito o trabalho de fiscalização dentro das normas exigidas pelo Inmetro. Tudo isso com o objetivo final de defender os direitos do consumidor nas relações de consumo, de forma que ele pague somente pelo peso real”, explica o presidente do Inmeq-MA, Geraldo Carvalho Júnior.
A tendência de queda nos índices de reprovação das bobas medidoras de combustíveis em Imperatriz, de acordo com o diretor técnico do Inmeq-MA, Zois Gantzias, se deve ao fato da intensificação das fiscalizações. “As principais irregularidades encontradas durante a fiscalização são rompimento do selo do Inmetro, mau estado de conservação das bombas, especialmente na parte elétrica, e vazamentos. Com a fiscalização, acreditamos que alguns destes erros já vem sendo corrigidos ao longo do tempo pelos postos de combustíveis. Os casos de erro de vazão, ou seja, de volume, não são tão comuns, correspondendo a 0,8%”, conforme explicou o diretor técnico.
Pré-Medidos – À tarde, no mesmo dia, o Inmeq-MA também realizou palestra sobre a “Regulamentação do Inmetro para produtos pré-medidos”, e contou com a participação de um grande número funcionários dos supermercados e indústria de pães do Grupo Mateus, além de empresários de padarias. Os produtos pré-medidos são aqueles previamente embalados e pesados na ausência do consumidor. A palestra foi proferida pela gestora do setor de Pré-Medidos do Inmeq-MA, Camila Renata Santos e pelo diretor técnico, que na ocasião, fizeram demonstrações de pesagens de produtos em balanças, explicaram os itens fiscalizados pelo órgão e esclareceram as dúvidas dos participantes.
.