INMEQ-MA notifica táxis irregulares no município de Balsas

Taxis irregulares em Balsas1 - IMG-20170904-WA0096 

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), em conjunto com o Departamento Municipal de Trânsito de Balsas (DNT), notificou veículos 16 táxis irregulares no município de Balsas. Os veículos notificados possuíam permissão de táxis expedida pela prefeitura municipal, mas estavam circulando sem o taxímetro, o instrumento de medição.

A irregularidade foi constatada no período de 21 de agosto a 1º de setembro, durante o trabalho de verificação anual periódica obrigatória de táxis realizado pelo Inmeq-MA no município. Balsas possui um total de 217 permissões de táxis, um trablaho que passou a ser regularizado pela prefeitura a partir de 2016.

“Nós identificamos, em conjunto com o DMT de Balsas, que 16 destes veículos estavam circulando na cidade, mas não tinham instalado ainda o taxímetro, portanto, estavam irregular”, observou o agente metrológico do Inmeq-MA, Leonardo Riotinto de Oliveira.

Só este ano, o Inmeq-MA já realizou verificação periódica anual de táxis dos municípios de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e uma parte dos veículos de São José de Ribamar. Até o final do ano, serão verificados táxis remanescentes das cidades de Ribamar, Imperatriz e Timon.

A verificação de taxímetros consiste em constatação do equipamento, análise de condições de pneus e testes de pistas, que são previamente agendados. O teste de pista é o exame metrológico que verifica se o registro do valor da corrida do taxímetro está de acordo com o quilômetro percorrido. “Por meio deste teste, verificamos se o valor da corrida marcado no taxímetro está de acordo com o quilômetro percorrido”, explica o presidente do Inmeq-MA, Gerando Carvalho Júnior, ressaltando que este trabalho visa garantir a precisão do instrumento para que o consumidor pague o preço justo da corrida.

 

 

Fonte: ASCOM INMEQ-MA