O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Inmetro no estado, notificou veículos, entre vans e caminhões que estavam com o cronotacógrafo irregular.
A ação foi realiza na semana passada, durante a operação especial “Viagem Segura”, que teve como foco a fiscalização de cronotacógrafos em vans e caminhões no terminal de embarque da Ponta da Espera e na BR-135, em São Luís. Do total de 180 veículos fiscalizados durante a operação, 55 apresentaram algum tipo de irregularidade e foram notificados.
“O cronotacógrafo é um instrumento de uso obrigatório para estes veículos, pois registra informações importantes sobre o deslocamento. Como na semana do Natal o tráfego aumenta, principalmente o transporte de passageiros, intensificamos a operação com o objetivo verificar as condições do instrumento, visando a segurança dos usuários”, explica o presidente do Inmeq-MA, Samuel Melo Júnior, que acompanhou de perto a fiscalização, na manhã de hoje (20/12).
Durante a operação, os agentes fiscais do Inmeq-MA verificaram se os instrumentos estavam realmente certificados ou se encontravam-se em dia com a verificação, garantindo assim a segurança dos passageiros e condutores.