Operação “Balança Legal” reprova dezenas de máquinas de pesagem em mercados de São Luis

Veja o vídeo https://youtu.be/-ClKXhxLXM4

O resultado final da operação “Balança Legal”, realizada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA) com apoio da PM-MA, em feiras e mercados da capital, durante os dias de 26/01 a 02/02, registrou um grande número de irregularidades nas balanças utilizadas pelos comerciantes.8

A feira que registrou o maior número de irregularidades foi a do bairro São Francisco com 33% de reprovação nas balanças fiscalizadas no local, seguida pela feira do João Paulo e Bom Jesus, como demonstrado na relação abaixo:

Feira % de Reprovação
São Francisco 33 %
João Paulo 29%
Bom Jesus 28%
Renascença 18%
Mercado Central 18%
Anjo da Guarda 17%
Cohab 17%

 

A fiscalização das balanças analisou diversos fatores como: estado de conservação, existência dos lacres do Inmetro, condições dos indicadores e os exames de pesagem.

2 Nos exames de pesagem, foram encontradas 22 balanças com irregularidades de medição. Outra irregularidade constatada foi o uso de balanças piratas, sem modelo de aprovação do Inmetro, que são proibidas em atividades comerciais.

Foram apreendidas as balanças piratas e as com erros de pesagem superiores a 50g. Dentre as apreendidas, foram registradas balanças com medições de 150 e até 420g a maior na sua carga máxima. No mercado central, foi apreendida uma balança com imã instalado para alterar o resultado da pesagem, claro exemplo de lesão ao consumidor.

9

“O Inmeq orienta os comerciantes a adquirirem balanças em lojas especializadas e com a garantia de nota fiscal. Ações de fiscalização se tornarão cada vez mais constantes a fim de garantir os direitos dos consumidores maranhenses. A presença da Policia Militar é fundamental para o sucesso de nossas operações.”, falou o presidente do INMEQ-MA, Samuel Melo Júnior.