Certificar as dimensões volumétricas de tanques de armazenamento, esse é o objetivo do serviço de arqueação de tanques realizado pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA). O órgão delegado do INMETRO está modernizando seu departamento técnico para que sejam atendidas as demandas do setor.
O engenheiro civil, metrologista do INMETRO (RJ), Gil do Almo, está coordenando a equipe do INMEQ-MA nas operações de arqueação de tanques que estão sendo executadas, durante todo o mês de março, em São Luis e Açailândia.
“Esse serviço é restrito porque exige anos de experiência na área de metrologia. Aqui no Maranhão, o Leonardo Riotinto, agente metrológico com reconhecimento técnico pelo INMETRO, garante, ao INMEQ, todas as condições de atendimento às demandas do nordeste”, afirmou Gil do Almo.
O presidente Samuel Melo Júnior, reuniu com membros da equipe técnica definindo projeção de investimentos para que o INMEQ-MA atenda a demanda nacional. O serviço de certificação de arqueação de tanques é regulamentado e cobrado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) das empresas que trabalham com transporte e armazenamento de combustíveis e grãos.
“É prioridade do INMEQ-MA atender às demandas de certificação técnica. A arqueação de tanques é um serviço que exige alta capacidade para sua execução e nós, aqui do INMEQ-MA, temos a expertise que nos habilita a executar a acreditação e intensificar investimentos na área para que possamos atender, também, as demandas de outros estados”, disse o presidente Samuel Melo Júnior.