Cerca de 20 municípios da região sul do estado foram fiscalizados durante a primeira etapa da operação “REGIONAL LEGAL” do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA), que verificou as condições metrológicas das relações comerciais, estabelecidas por normas técnicas do INMETRO, durante o período de 26/02 a 09/03 e 02/04 a 19/04.
METROLOGIA LEGAL
Na modalidade Metrologia Legal, a operação verificou a situação de bombas de combustíveis, balanças de medição e cronotacógrafos. Veículos com cronotacógrafosinstalados foram fiscalizados nas cidades de Imperatriz, Porto Franco e Açailândia, em parceria com a Polícia Federal.
O município de Barra do Corda registrou o maior número de ocorrências de balanças importadas ou sem certificação do INMETRO. Foram 29 apreensões, o que corresponde a 5% do total de verificações efetuadas. Esse percentual é cinco vezes maior do que a média nacional. Abaixo, o quadro demonstrativo:
|
QUALIDADE
Na Qualidade, foram visitados 84 estabelecimentos comerciais. Foram detectadas irregularidades em 28 deles, o que corresponde a 36% das lojas fiscalizadas. Neste segmento, o maior número de irregularidades, como ausência do selo INMETRO e de informações obrigatórias nas etiquetas, foi encontrado em plugs e tomadas, eletro portáteis, roupas, brinquedos e materiais escolares.
“Essa operação de vocês está sendo muito boa porque aqui tem muita gente inocente que compra balança sem saber a procedência e os clientes que são prejudicados. Com essa operação, o INMEQ-MA está defendendo os direitos da população”, afirmou Edivaldo, feirante.
PRÉ-MEDIDOS
Na Pré-Medidos, foram fiscalizados 34 estabelecimentos com verificação de 269 lotes de produtos como: gêneros alimentícios, embalados e materiais de limpeza. Os principais erros verificados foram produtos com peso inferior ao anunciado ou sem identificação quantitativa (sem etiqueta de peso).
INTERDIÇÃO
No município de Imperatriz, dois postos de combustíveis tiveram bombas medidoras lacradas por apresentarem irregularidades.
“O INMEQ-MA vem realizando algumas operações no interior do estado fiscalizando veículos de transportes de cargas e passageiros, comércios e também verificando a volumetria em postos de combustíveis. A situação é preocupante, são várias denúncias que recebemos. Estamos verificando cada uma delas, cumprindo o nosso papel à frente de um órgão que tem a reponsabilidade social de defender os interesses da população”, afirmou Samuel Melo Júnior, presidente do INMEQ-MA.