Duas empresas que fazem recarga e distribuição de extintores de incêndio na cidade de Imperatriz foram autuadas pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA), por descumprimento do regulamento que podem ensejar as penalidades previstas na Lei nº 9.933/1999. As infrações foram descobertas durante operação realizada no sul do estado que contou com o apoio do Corpo de Bombeiros.
A ação busca fiscalizar e reorientar as empresas que não atendem o padrão exigido pelo Inmetro, as irregularidades podem causar transtornos quando for necessário o uso do equipamento de combate à incêndios. As empresas ficam impedidas de comercializar os extintores até que regularize suas atividades.
É necessário ter uma atenção voltada para o selo de conformidade do Inmetro nos extintores de incêndio. O selo holográfico de conformidade assegura que o extintor de incêndio foi produzido e realiza manutenção periódica com empresas credenciadas pelo próprio Inmetro.
IDENTIFICAÇÃO
A identificação nos extintores novos se dá pelo selo ser avermelhado trazendo as informações do fabricante. Nos equipamentos que já passaram por processo de manutenção, este selo é azulado informando a empresa e a data de realização da manutenção.