Inmetro expande acordo para desenvolvimento de novos testes rápidos em laboratórios

Pesquisadores se reuniram com parceiros interessados na qualidade de medições de parâmetros biológicos.

Pesquisadores da Divisão de Metrologia em Biologia, da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci), se reuniram na última semana com três importantes atores nacionais interessados na qualidade de medições de parâmetros biológicos. O tema das três discussões foi o quanto o avanço na medição de parâmetros biológicos pode ajudar diferentes vertentes da indústria nacional de base biotecnológica. As interações foram com a equipe do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN) , e também com a Vice Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) , e posteriormente com a Vice Diretoria de Reativos para Diagnóstico do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).

“Para o Inmetro é importante firmar e manter acordos de cooperação com instituições que também são referência no país. Assim, promovemos a infraestrutura da qualidade como ferramenta para promoção da cadeia produtiva associada ao diagnóstico laboratorial e demais atores da indústria de base biotecnológica no Brasil”, declarou o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

Com o o CTecCFN, o Inmetro tomou parte do II Fórum de Prospecção de Projetos de P&D na Área Temática de DefNBQR, relacionado à preparação nacional para defesa militar, e apresentou as competências do Inmetro e como estas podem ser mobilizadas para os esforços em preparação para defesa, focando na detecção precoce de agentes biológicos nocivos à saúde.

No encontro com a Fiocruz e INCQS, os pesquisadores apresentaram o progresso nacional nas discussões em bioanálises e a capacidade mobilizável em metrologia para o desenvolvimento de padrões, métodos de análises e testes especializados para diagnóstico laboratorial, produtos biotecnológicos, monitoramento ambiental, alimentos etc alinhada com o panorama mundial da ciência de medição junto ao Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM).

Na reunião com a equipe de Bio-Manguinhos, o Inmetro acompanhado de representante do CTecCFN apresentou seu interesse em cooperação no imunodiagnóstico e conheceu a estrutura já em operação e tecnologias disponíveis para o desenvolvimento e operação de testes de imunocromatografia de fluxo lateral (“testes rápidos”), diagnóstico NAT, IFI, ELISA e o planejamento do centro de prototipagem e os esforços em novas tecnologias como PCR digital e LAMP

O encontro contou com a participação da tenente da Marinha Marianne Monnerat e Antonio Ferreira, vice-diretor de Reativos para Diagnóstico de Bio-Manguinhos, e suas respectivas equipes.

Fonte: Inmetro