Operação Energia Segura, apreende cerca de 10 mil metros de fios e cabos elétricos

Cerca de 10 mil metros de cabos irregulares foram retirados do mercado nesta quinta-feira (28), em São Luís, por fiscais do Instituto de Metrologia e Qualidade do Maranhão. Apreensão faz parte das ações da Operação Energia Segura que acontece em todo o Estado do Maranhão.

Todo o material apreendido foi encaminhado a sede do Inmeq-ma, por onde passará por perícia no laboratório. A empresa proprietária dos fios e cabos elétricos foi notificada e recebeu prazo de dez dias para fazer a regularização, caso não seja normalizada, a empresa será autuada com multa.

“Nossos fiscais estão atentos ao comércio, existe uma grande preocupação do INMEQ-MA com o aumento de incêndios em residências e estabelecimentos particulares, sendo que a maioria acontece pela instalação elétrica irregular. Nosso recado ao comerciante é que pense duas vezes antes de comercializar este tipo de produto perigoso a vida das pessoas, porque seremos implacáveis na fiscalização”, avisou o presidente do Inmeq, Eliel Gama.

O Inmeq atua com 16 equipes em todo o estado do Maranhão, são operações costumeira, com fiscalizações que ocorrem nos principais pontos do comércio e também nas vendas realizadas pela internet.

“Sempre desconfie do fio que tem um valor de mercado muito baixo, leve e com pouca resistência. O fio original é a base de cobre, os falsificadores utilizam material ferroso o que aumento o risco de incêndio”, alertou o diretor técnico Zois Gantizias.