Você sabia? O Inmeq é responsável pela fiscalização dos metais utilizados em bijuterias e joias.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estabelece certos limites para a presença de metais pesados, como cádmio e chumbo, para a fabricação e importação de bijuterias e joias infantil ou adultos. A Portaria Inmetro nº 123, de 2021 determina que fica proibida a comercialização, no mercado nacional, de Bijuterias e Joias com concentrações de Cádmio e Chumbo iguais ou superiores respectivamente, em peso, a 0,01% e 0,03%, do metal presente no produto individualmente considerado.

Uma vez que existe a exposição excessiva destes dois metais, pode causar diversas doenças crônicas, ocasionando até mesmo o câncer, desse modo verificar a certificação com o selo do Inmetro em todos os produtos é de suma importância.

Há a necessidade de incentivar a fiscalização “pois nosso objetivo é impedir a entrada de produtos de baixa qualidade no mercado e não permitir que pessoas possam ser contaminadas com riscos de intoxicação”, afirma o presidente do Inmeq-MA, Eliel Gama.

FIQUE ATENTO
Em caso de sintomas por intoxicação e apresentar sintomas como: náuseas, vômitos, salivação, diarreia e cólicas abdominais, e podem ser sanguinolentas. Procure um médico e denuncie o produto sem certificação do selo do Inmetro.