Nesta semana o diretor técnico do Inmeq-MA, Zois Gantzias, e o assessor institucional, Bráulio Carvalho, concluíram o curso de “Verificação de Medidores de Umidade de Grãos” oferecido pelo Instituto de Pesos e Medidas do Mato Grosso (Ipem-MT). O treinamento foi realizado em Cuiabá, onde foram repassadas técnicas no controle da qualidade de verificação de grãos de todo o país.
O treinamento teve sete dias de duração, o objetivo agora é de repassar todo o aprendizado aos demais servidores do Inmeq no Maranhão. “Participar de um curso sobre a umidade dos grãos pode fornecer conhecimentos valiosos para melhorar a qualidade do produto, aumentar a eficiência do processamento e maximizar os lucros”, explica Bráulio. “A interação do Inmeq em um curso sobre a umidade dos grãos é de grande importância para a padronização e confiabilidade das medidas, desenvolvimento de métodos de medição e controle metrológico dos instrumentos”, conclui o assessor.
Segundo o presidente do Inmeq, Eliel Gama, essa troca de experiências entre todos os órgãos que representam o Inmetro faz parte de uma ação de interação proposta pela presidente do órgão Márcio André. “O envolvimento entre os órgãos delegados do Inmetro em um curso sobre a umidade dos grãos ajuda a garantir que as medições sejam precisas e confiáveis, o que é fundamental para a qualidade dos grãos, o armazenamento adequado e a comercialização eficiente”.