Mais de 90% dos ônibus da capital estão com o aparelho de crono irregular

 

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial o Maranhão identificou que 99% dos ônibus do transporte público da capital estão com algum tipo de irregularidade no aparelho do cronotacógrafo. O levantamento foi feito durante “a Operação Transporte Seguro” deflagrada no final de fevereiro em São Luís.

Na primeira etapa da operação, de 496 veículos fiscalizados, 491 estavam com os cronotacografos irregulares, totalizando 99% do universo. O cronotacógrafo é um equipamento de segurança de uso obrigatório para veículos de transporte de passageiros. Ele registra a velocidade que o veículo transita, quando e por quanto tempo aquele veículo rodou. Em caso de acidentes ou para acompanhamento de como o motorista fez o trajeto, tal equipamento precisa estar verificado e em funcionamento para que dúvidas possam ser esclarecidas.

“Por exemplo, em um acidente de transito, é possível ver a velocidade que o condutor vinha desempenhando durante todo o trajeto e no momento do sinistro, podendo comprovar assim, a responsabilidade pelo mesmo. Outro fato que o cronotacografo auxilia é na comprovação se aquele veículo realmente está saindo da garagem e prestando o serviço à população conforme contratado”, destacou o diretot técnico Zois Gantzias.


Essa foi uma primeira etapa, os empresários foram notificados e autuados. Essa foi a primeira etapa da operação. “Vamos continuar cobrando uma regulrização imediata, é inadmissivel o transporte da capital tenha tantas irreularidades. Quem não se adequar sofrera as sançoes previstas em lei” disse o presidente Eliel Gama.

Outro fato que chamou a atenção durante a operação é que 19% da frota já possui 10 anos ou mais, o que reflete em péssimas condições de uso para a população.