O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão – INMEQ começou nesta semana a Operação Energia Segura em São Luís e no interior do estado. A operação acontece em todo o território nacional por determinação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO. O objetivo é de fiscalizar a venda de fios e cabos elétricos no mercado local e retirar produtos piratas que não estão certificados.
Acidentes provocados pela fiação elétrica é a principal causa de incêndios residências no estado. Somente em 2024, em São Luís, foram registrados 81 ocorrências de incêndios ou princípios de incêndios em residência, incluindo apartamentos e casas segundo o Corpo de Boimbeiros.
A operação seguirá até o fim da semana, no ano passado foram detectadas irregularidade em sete marcas comercializadas. Estas empresas substituíam o cobre dos fios por material ferroso propício a incêndios. Uma das maiores dificuldades encontradas pelo INMEQ é porque muita gente adquire esse material pela internet, por valores baixos, que geralmente não estão em consonância com as normas do INMETRO.
RISCOS
Os ricos eminentes para a sociedade são: Os fios com a resistência maior que a permitida produz um aquecimento maior, porque a capacidade de conduzir eletricidade é inferior, diminuindo a vida útil dos equipamentos, aumentando o risco de curto-circuito, gerando aquecimento, que se ocorre em tempo prolongado pode vir a derreter a capa plástica de proteção, que deveria ser inflamável, porém, muitas vezes, esta capa também não é a prova de chamas. Então, o fio aquece, causando aumento do consumo elétrico em até 30%, diminuição da vida útil dos eletrodomésticos, pois estarão trabalhando com sobrecarga de uma corrente inadequada e de forma mais grave, a capa derrete, podendo causar incêndios.