Durante o mês de junho, o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA) está realizando a Operação Festa Junina, ação coordenada nacionalmente pelo Inmetro, com o objetivo de fiscalizar produtos típicos da época comercializados em supermercados, atacadistas e comércios de bairro de São Luís.
O foco da operação é verificar se os produtos pré-embalados, como paçoca, pé de moleque, canjica, milho de pipoca, coco ralado e amendoim, estão sendo vendidos com o peso correto informado na embalagem. Essa ação busca proteger o consumidor desde o momento da compra, garantindo que o valor pago esteja de acordo com o que está sendo efetivamente levado para casa ou revendido nos arraiais da capital.
Embora a atuação do INMEQ-MA não ocorra diretamente nos espaços dos festejos juninos, ela impacta diretamente quem se abastece no comércio para revender nas tradicionais barracas. Ao garantir que o peso indicado nas embalagens corresponda ao conteúdo real, o Instituto assegura uma concorrência justa e transparência nas relações de consumo.
“A Operação Festa Junina reforça o compromisso do INMEQ com a segurança do consumidor e a lealdade nas práticas comerciais. A fiscalização protege quem compra para o consumo próprio e também quem adquire para revenda nos festejos, garantindo que ninguém seja lesado”, afirma Eliel Gama, presidente do INMEQ-MA.
O Instituto também orienta que, caso o consumidor identifique alguma irregularidade, a denúncia pode ser registrada por meio da Ouvidoria do Inmeq, pelo número (98) 98404-0427, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.