INMEQ-MA verifica radares e barreiras na BR 135

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA), órgão delegado do Inmetro no estado, iniciou hoje a verificação metrológica periódica de radares e barreiras eletrônicas na BR-135.Tecnicos do Inmeq-MA fazem aferição em radares e barreiras na BR-135The alt text for this image is the same as the title. In most cases, that means that the alt attribute has been automatically provided from the image file name.

Nesta primeira fase, trabalhos serão realizados em trechos da BR-135 nos municípios de São Luís, Santa Rita e Matões do Norte. Ao todo, 20 equipamentos serão verificados. Em São Luís, os a verificação compreende os trechos do km 02 ao 10 da BR-135, na área do Itaqui-Bacanga.

Os radares e barreiras eletrônicas foram instalados e são operados por empresas contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), que solicita ao INMEQ-MA a verificação metrológica anual.

“Este trabalho visa atestar as condições de uso do instrumento e verificar a exatidão das medições dos radares e barreiras”, observa o presidente do INMEQ-MA, Gilson Lago.

A instalação dos equipamentos visa fazer com que o motorista reduza a velocidade nas estadas do Maranhão onde possuem povoados e cidades, e por consequência, reduzir o número de acidentes.

Após a verificação metrológica, o equipamento recebe selo, lacre e o laudo do órgão delegado do Inmetro comprovando que as marcações de velocidade estão corretas.

As velocidades, dependendo do trecho na saída e entrada em São Luís, pode variar de 60 a 80km/hora. Já nos trechos dos municípios de Santa Rita e Matões do Norte a velocidade máxima permitida são de 50km/hora e 40km/hora, respectivamente. Quem ultrapassar estes limites, será multado.

A verificação metrológica desses instrumentos tem caráter obrigatório e deve ser feita anualmente, visando atender ao Regulamento Técnico Metrológico aprovado pelo Inmetro.