O ministro interino da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, reuniu secretários da Pasta e presidentes das entidades vinculadas (INPI, Inmetro e Suframa) e supervisionada (ABDI) para discutir as principais ações a serem executadas este ano.
O objetivo da reunião foi alinhar as diretrizes de atuação dos órgãos delegados estaduais. O ministro destacou os esforços empreendidos pela atual gestão para dinamizar o ambiente de negócios no Brasil. “Aprovamos a criação da ZPE do Porto do Açu em tempo recorde, outro dado positivo é o saldo da Balança Comercial em 2017. Fechamos o ano com o maior superávit da história, US$ 67 bilhões”, disse.
O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA), órgão delegado do Inmetro, que no estado é coordenado pelo presidente Samuel Melo Júnior, também participou da reunião. Samuel enalteceu o trabalho realizado pelo Ministério da Indústria e Comércio Exterior para o desenvolvimento do país e elogiou a dedicação do líder do PRB, deputado federal, Cleber Verde, sempre sensível ao trabalho realizado pelo INMETRO, muito importante para a sociedade brasileira.
Marcos Jorge orientou os secretários e presidentes das vinculadas a manterem as políticas e ações em curso. Estão previstos grandes investimentos para este ano no setor.
O deputado federal Cleber Verde (PRB-MA), acompanhou os presidentes do Inmetro, Carlos Azevedo e do Inmeq-MA, Samuel Melo Júnior. Durante o encontro foram discutidas formas de garantir recursos ao órgão delegado do Inmetro no estado para execução de projetos de modernização de sua estrutura física. As obras estruturantes incluem a criação de sete regionais e estão programadas para serem executadas ainda este ano.
Com informações da Comex do Brasil