O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (INMEQ-MA), vem cumprindo seu papel enquanto órgão delegado do INMETRO e executando regularmente sua agenda de fiscalizações afim de garantir direitos à sociedade maranhense.
Um dos itens da relação de prioridades da gestão do INMEQ-MA é a bomba medidora de combustível. O órgão tem garantido o direito do consumidor ao identificar e autuar equipamentos sem certificação e/ou em mal funcionamento, muitas vezes prejudicando os consumidores.
Em São Luís, durante fiscalização de rotina, foram identificadas várias irregularidades em quatro bombas medidoras em um posto de bandeira BR, na avenida Daniel de La Touche, bairro Cohama. A bomba interditada apresentou erro de vazão, ou seja, com não-conformidade, apresentando abastecimento mais lento do que o permitido. Em outro teste de medição, com utilização de medida de 20L, foi encontrado erro de 200ml (1% do total), irregularidade duas vezes maior que a permitida. Mas o erro mais grave foi detectado no exame de bico. Mesmo com a bomba desligada, foi retirado mais de 700ml de combustível, quantidade que poderia ser cobrada dos clientes que abastecessem em seguida, pois, com o acionamento da bomba, após o exame de bico, a mesma começou a marcar como se estivesse abastecendo, sem o fornecimento do combustível.
Após a identificação das irregularidades, o posto foi autuado com uma bomba interditada e três reprovadas.
Desde o início do ano, período de gestão do presidente Samuel Melo Júnior, o INMEQ-MA já fiscalizou 4.587 bombas medidoras, com aproximadamente 6% de reprovações.
“Trabalhamos diariamente em defesa do consumidor. Ao fazer cumprir a legislação, garantimos a perfeita relação comercial dentro dos padrões pré-estabelecidos, assegurando medidas e qualidades nas relações comerciais. ”, afirmou o presidente, Samuel Melo Júnior.