Cerca de 100 mil produtos e instrumentos metrológicos foram fiscalizados e aferidos em 2013 pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (INMEQ-MA). O número é 13% a mais do que o registrado no ano anterior.
O ano de 2013 foi bastante positivo para a entidade, de acordo com o presidente do Inmeq-MA, Jones Braga. “Nós aumentamos as fiscalizações e aferições e passamos a inserir um outro instrumento, que é o cronotacógrafo, equipamento de medição de velocidade, tempo e distância de veículos. Este ano também intensificamos as ações no interior do estado com a abertura da agência regional do sul”, afirma o presidente.
Na área de Qualidade Industrial, o INMEQ-MA fiscalizou 9.349 produtos entre EPI’s, brinquedos, capacetes, cadeiras, panelas de pressão, embalagens de álcool, tomadas e outros. Na área de pré-medidos, foram 6.000 mil produtos por amostragem entre arroz, ovos de páscoa, farinha, pescados e mariscos, enfim, itens que são pesados e embalados sem a presença do consumidor.
Com relação aos taxímetros, ao longo do ano, o INMEQ-MA realizou 2.300 aferições na capital e 600 em Imperatriz.
Já os instrumentos metrológicos fiscalizados somaram 78.000 unidades em 2013. São balanças, bombas medidoras de combustível, caminha tanque, balanças rodoviárias e medidores de velocidade.
No primeiro ano de fiscalização de cronotacógrafos, o INMEQ-MA alcançou 9.123 instrumentos nas estradas do Maranhão e garagens de ônibus em São Luís. O cronotacógrafo é um instrumento obrigatório, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, para veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilos e veículos de passageiros com mais de 10 lugares.
ASCOM Em 14.01.2014