Produtos irregulares são destruídos pelo Inmeq-MA

Cerca de 2 mil produtos irregulares foram destruídos na manhã desta segunda-feira (24) pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA). Os produtos foram apreendidos durante fiscalizações de rotina realizadas pelo órgão na capital e no interior do estado ao longo do ano de 2013.

A destruição ocorreu de forma mecânica, com a utilização de um rolo compressor. Após a destruição, o material foi recolhido e entregue a uma empresa de reciclagem. “Estes produtos não tem o selo de certificação do Inmetro, portanto, não obedecem a questões de segurança e oferecem riscos ao meio ambiente e à saúde”, afirmou o presidente do Inmeq-MA, Jones Braga.

Brinquedos, panelas de pressão, cadeiras plásticas, isqueiros e tomadas elétricas e jogos de luz de Natal foram os itens destruídos. No caso das tomadas, algumas estavam com selo falsificado do Inmetro. Já os brinquedos, alguns importados, não informa a idade adequada para as crianças ou são frágeis, quebram facilmente e as peças podem causar algum acidente.

Todos os produtos estavam foram das normas estabelecidas pelo Inmetro. Antes de serem destruídos, eles sofreram ainda processos administrativos, período em que a empresa, seja o fabricante ou o estabelecimento comercial, tem o direito de defesa.

“Quando esgotado todo o período processual, nós fazemos a destruição, já que estes produtos apreendidos pelo setor de Qualidade do Inmeq-MA são considerados impróprios para uso por oferecer riscos à saúde”, explicou Jones Braga.

 

Ascom/Inmeq-MA

Em 24.03.2014foto 2 - Inmeq-MA destroi produtos apreendidos