Quem nunca passou apuros ao tomar água ou um cafezinho num copo plástico de má qualidade e sem firmeza, que acabou rasgando ou amassando? Esses problemas devem diminuir no Maranhão.
O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão INMEQ/MA, órgão delegado do Inmetro no Estado, iniciou este mês de julho fiscalizações do produto no Maranhão. As fiscalizações foram iniciadas por São Luís nas lojas de artigos de festa, armarinhos, supermercados e outros. Até o momento, cerca de três mil copos foram apreendidos.
Todos os copos plásticos obrigatoriamente devem conter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) como garantia de qualidade. “As empresas que descumprirem as medidas estão sujeitas as penalidades previstas na legislação. O principal objetivo do programa de Avaliação de Conformidade para copos plásticos descartáveis é a conformidade dos produtos, segundo a norma ABNT NBR 14865 (Copos Plásticos Descartáveis) para evitar a concorrência desleal”, afirma o chefe do setor de Qualidade do INMEQ/MA, Ludimar Vieira.
O Inmetro estabeleceu alguns requisitos mínimos para a obtenção da certificação, entre eles a implantação de controles de processos e sistemas da ISO 9001, o sistema de gestão da qualidade: manual da qualidade, controle de documentos, planejamento, verificação, monitoramento e outros.
ASCOM/INMEQ-MA
JULHO/2014