Inmeq-MA realiza Operação Energia Segura

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), órgão delegado do Inmetro no estado, inicia hoje (01/07) a Operação “Energia Segura”. O objetivo é fiscalizar a comercialização irregular de lâmpadas incandescentes de 60 watts, cujo o prazo para retirada de circulação no mercado terminou no dia 30 de junho no país.

A proibição da venda e produção de lâmpadas incandescentes com potência entre 60 e 101 watts entrou em vigor em junho de 2014. Para a comercialização, por varejistas e atacadistas, o prazo encerrou esta semana. Em 2013 foi proibida a produção das lâmpadas acima de 101 watts incandescentes.

“O motivo da proibição é a ineficiência energética destas lâmpadas. Elas consumem mais energia do que as outras de led, por exemplo”, explica o presidente do Inmeq- MA, Geraldo Carvalho Júnior.

Durante a operação, as equipes do Inmeq-MA também fiscalizarão, além das lâmpadas, a venda de fios, tomadas e conectores fora do padrão de conformidade, estabelecido pelo Inmetro.

O consumidor deve ficar atento, pois a partir de agora, possui basicamente três opções de lâmpadas domésticas. A halógena com bulbo, a fluorescente compacta e a de led. Todas mais caras do que a incandescente, porém, com baixo consumo e vida útil muito maior, o que acaba compensando na conta de energia.

Ascom/Inmeq-MA. Em 02/07/2015

ALERTA INMEQ-LAMPADA-FINAL-para site